sábado, 9 de agosto de 2014

o que é SPP


De: Marilene Da Luz
Enviada em: sábado, 9 de agosto de 2014 11:54
Para: João C. Cascaes
Assunto:

Bom dia meu amigo
Aí vai o texto sobre a SPP-síndrome pós-pólio
A Síndrome pós-pólio é uma DESORDEM NEUROLÓGICA,causada pelo excesso de uso dos neurôneos que sobreviveram ao ataque viral da POLIOMIELITE na infância quando tivemos a doença.
Embora danificados pelo PÓLIOVÍRUS os neurônios remanescentes compensaram o dano enviando "ramos"extras para ativar músculos que ficaram órfãos quando seus neurônios foram mortos pelo vírus da pólio,esses "ramos" começam a falhar e morrer causando novas limitações e incapacidades,se fazendo necessário um tratamento multidisciplinar e específico na tentativa de conter a progressão  da degeneração da doença. 
A SPP é considerada uma nova DOENÇA já aceita e reconhecida pela OMS-Organização Mundial de Saúde desde 2009,mas infelizmente ainda desconhecida de muitos profissionais de saúde.
O GASPPPR-Grupo de apoio à síndrome pós-pólio,iniciou seus encontros em junho de 2012 com o nome de SPP CURITIBA,substituindo pelo nome atual em outubro de 2013,na data de 24 DE OUTUBRO "DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA A PÓLIO E POR SEUS SOBREVIVENTES".
O objetivo do grupo é buscar e apoiar os sobreviventes da pólio,mostrando-lhes as ferramentas necessárias aos devidos ajustamentos,a fim de continuarem suas vidas com dignidade e independência.
Quando surgem os primeiros sintomas da SPP,a memória dos primeiros anos de superação da pólio vem à tona,levando a uma ansiedade generalizada,depressão e raiva.Neste momento o  grupo de apoio pode ser muito confortante.

Bom amigo,tenho muito material a respeito da SPP,vou te enviando na sequência.mais uma vez muito obrigado por sua atenção e apoio.

grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário